5 dicas para escolher o melhor cartão de crédito. Como especialistas em cartões decidimos compartilhar e analisar com vocês a lista da Exame.
1 – Entenda o seu momento financeiro
Gastar mais do que pode pagar é um dos erros que você não deve cometer ao utilizar um cartão de crédito. Mesmo com os benefícios super atrativos, a ideia não é realizar compras desnecessárias apenas para conquistar uma vantagem. Você pode, por exemplo, transferir para o cartão de crédito as despesas que realizava no débito. Mas lembre de guardar o dinheiro, pois a fatura sempre chega.
Um bom ponto levantado na matéria da Exame é a necessidade de entender seus gastos pensando na escolha do cartão: “Se você tem carro e gasta muito com combustível, seria interessante ter um cartão que oferecesse descontos em postos de gasolina. Se você gosta de viajar, aqueles que oferecem milhas em companhias aéreas fazem mais sentido. Seu maior gasto é com supermercado? Algumas redes, como o Pão de Açúcar, oferecem ótimos descontos para quem usa o cartão deles.”
É provável que a maioria das pessoas escolham focar no acúmulo de milhas, mas pensar a seleção do cartão a partir de categorias de consumo pode fazer sentido para alguns perfis. Vale lembrar, no entanto, que alguns produtos permitem a combinação de benefícios. O cartão Pão de Açúcar, por exemplo, mencionado pela Exame, dá desconto em compras na rede de supermercados e ainda possibilita o acúmulo de pontos.
2 – Crédito é confiança, confiança é relacionamento
Essa dica diz respeito ao cuidado com o score de crédito, uma pontuação que vai de 0 a 1000 e indica a probabilidade de um indivíduo pagar suas contas em dia. É um critério importante não apenas para obter um bom cartão, mas também para conseguir aumentar o limite do cartão de crédito.
No mercado brasileiro, o score de crédito é calculado gratuitamente por algumas empresas, como Boa Vista, SPC Brasil e Serasa – saiba mais sobre o Serasa Score. De modo geral, uma pontuação superior a 700 é bem vista pelo mercado de crédito.
3 – Não existe almoço grátis
Nesse ponto, a revista destaca que, em geral, os cartões de crédito com melhores benefícios costumam cobrar as anuidades mais caras. É preciso, portanto, avaliar se as vantagens obtidas com o cartão compensam o pagamento da tarifa.
Esse é, de fato, um ponto de atenção, já que algumas pessoas – especialmente as que estão iniciando no mundo dos cartões – podem ficar encantadas com os benefícios e ignorar o pagamento da anuidade na hora analisar se o produto é vantajoso ou não.
Advertisement





